top of page

Projeto Cuidando das Nossas Águas recolhe mais de 3 toneladas de lixo nos mananciais do Araguaia


O projeto “Cuidando das Nossas Águas” conseguiu retirar 3 toneladas e 220 quilogramas de resíduos sólidos dos rios Araguaia e Garças e de outros mananciais da região em seu 10º encontro ocorrido no dia 7 de junho. Idealizado em 2005 e executado desde então por Francisco Cândido da Silva, conhecido como Garrincha, o projeto ganhou maior dimensão esse ano graças à parceria com o setor público, privado e sociedade civil.

Coordenador de equipes de coleta de resíduos em terra e água, Garrincha buscou apoio do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças (ERSBG) para formalizar o projeto que já executava há quase dez anos com a ajuda da Brigada de Incêndio, um voluntariado de aproximadamente dez pessoas. Com a colaboração de instituições de ensino, órgãos públicos e empresas privadas, conseguiu-se expandir o projeto original e esse ano o encontro reuniu aproximadamente 180 voluntários.

A coleta de lixo em água foi feita por duas equipes a caiaque, com apoio de barcos a motor, que, recebiam os volumes acondicionados em sacos para lixo, enquanto outra equipe retirava os resíduos em terra, nas margens dos rios, numa faixa de aproximadamente 5 km, em 3 h de trabalho. O volume coletado, então, foi levado por um caminhão cedido pela prefeitura de Aragarças (GO) até a cerealista Grupo Serra Alta, local onde foi feita a pesagem com registro fotográfico do peso. Na sequência, o lixo foi destinado ao Aterro Sanitário de Aragarças-GO. Esse valor será utilizado como parâmetro para comparação nos próximos eventos, e ainda disponibilizado aos órgãos que possuem interesse.

Além da coleta de resíduos sólidos feita a caiaques e barcos e em terra por voluntários, as novas parcerias propiciaram o desenvolvimento de outras atividades realizadas no Porto do Baé.

Aconteceram oficinas pedagógicas, realizadas pela Escola Francisco Dourado (E.E. Francisco Dourado), voltadas para a importância da preservação do meio ambiente e a realização de artesanato a partir de materiais reutilizáveis como porta lápis, porta treco e porta prendedor de roupa. O objetivo dessas atividades foi sensibilizar os participantes de que muito do que é descartado pode ser utilizado para outra finalidade.

Para os voluntários, foi entregue um kit contendo uma viseira e uma squeese, com orientações de que essa fosse adotada no dia a dia para evitar o uso de copo descartável. Antes de iniciarem suas atividades, ainda foi servido um café da manhã saudável. Aos visitantes, foi oferecido assistir e/ou participar de apresentações culturais de zumba e capoeira, que foram realizadas ao longo da manhã. Houve também as exposições de artesanato confeccionado a partir de material reutilizável e de animais empalhados demonstrando a riqueza e beleza da flora regional.

Para simbolizar o compromisso com os recursos hídricos da região, houve ainda o momento do abraço coletivo ao Rio Araguaia realizado sobre a passarela das pontes que separam os dois Estados. Para a coordenadora geral do evento Mirian Francisca Martins, da Vigilância em Saúde Ambiental - ERSBG, esse momento demostrou que a conscientização com o meio ambiente é um ato coletivo. “Temos em nossas cidades pessoas que se preocupam em cuidar dos nossos recursos hídricos, para que não venhamos a sofrer com escassez de água como em outras regiões do país e do mundo”, afirma.

O projeto “Cuidando das Nossas Águas” ainda promoveu um concurso que premiou as melhores fotografias tiradas nos mananciais da região. As fotografias eram publicadas pelos concorrentes na página do evento na rede social Facebook com a hashtag #cuidandodasnossaságuas e a aquela que tivesse mais “curtidas” ganharia o passeio ofertado pela Roncador Expedições. Foram 34 fotos publicadas que renderam um total de 2.325 curtidas.

A ganhadora de um passeio local com direito a acompanhante foi a foto de Emanuela Mesquita, com 411 curtidas. O segundo e terceiro lugar, Yasmin Rezende e Rose Cabral, ganharam respectivamente uma mochila e um pen drive de 8 gb, cedidos pela empresa D.O.S. Informática.

De acordo Mirian, a escolha da data para o evento, em plena semana do Meio Ambiente, teve o intuito de fazer a população e os órgãos públicos e privados envolvidos voltarem os olhos para as necessidades sustentáveis da região do Médio Araguaia e reconhecerem as respectivas responsabilidades sobre a conservação de suas águas.

Ela também lembra que a data é impactante por anteceder a Temporada de Praia do Médio Araguaia, quando há grande fluxo de pessoas nas praias e cachoeiras da região e, consequentemente, muitos resíduos descartados inapropriadamente. Para Mirian, esse é um momento oportuno. “Estaremos recebendo os turistas, então, é importante conscientizar”.

A organização do evento conseguiu envolver os coordenadores do Meio Ambiente de Aragarças (GO), Barra do Garças e Pontal do Araguaia (MT), a ONG Amigo dos Animais, bem como importantes instituições de ensino como Faculdade Cathedral, IFMT, UFMT e a Escola Estadual Francisco Dourado e outras vertentes organizadas e não organizadas da sociedade civil.

Para a efetivação do evento, o projeto contou com patrocínio de instituições privadas dos três municípios, e, ainda da Prefeitura de Aragarças.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page