top of page

No Dia Mundial do Meio Ambiente, UFMT recebe instalação de ecoponto de coleta seletiva

A unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário do Araguaia, recebeu hoje (05/06), ecoponto de coleta seletiva que serve para descarte de papel, metal, vidro e plástico. A instalação é consequência de uma parceria entre o Projeto Sensibiliza UFMT Araguaia, coordenado pelo professor da universidade, Daniel Guimarães, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ecoponto instalado na UFMT.

Como parte da divulgação, foi confeccionado um mapa (foto abaixo) com todos os ecopontos disponíveis nas cidades de Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), o material que poderá ser descartado em cada um e de que maneira descartar. No mapa, também consta os pontos de descarte particulares de outros materiais como óleo usado e baterias.

Mapa de ecopontos de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças de acordo com o tipo de material que pode ser descartado.

A instalação do ecoponto, além de almejar a sensibilização da comunidade acadêmica tem como objetivo maior proporcionar o descarte correto do lixo que pode ser reaproveitado. Segundo o professor Daniel, “numa universidade federal, para nós que somos seres pensantes da universidade, já não é aceitável descartar resíduos que podem ser reaproveitados em um aterro sanitário”.

O lixo descartado no ecoponto será coletado pela prefeitura de Barra do Garças e vendido à empresa Reciclar, de Aragarças (GO). O dinheiro gerado com a coleta será doado às escolas municipais de Barra do Garças como incentivo à continuidade do descarte correto.

Tipos de materiais que podem ser descartados e escolas que serão beneficiadas com o dinheiro arrecadado.

Para o estudante de Biologia, Raphael Torres, a instalação do ecoponto é uma iniciativa muito boa, pois, além de deixar o câmpus mais limpo, contribui para a sustentabilidade e ajuda a preservar a fauna silvestre que habita a universidade, já que os animais não correrão mais o risco de ingerir lixo como o plástico.

Os moradores das cidades vizinhas de Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO) também poderão descartar os lixos recicláveis no ecoponto da UFMT.

O projeto Sensibiliza UFMT Araguaia

A ideia do projeto de sensibilização do ambiente acadêmico surgiu a partir de uma discussão do professor Daniel com seus alunos em sala de aula sobre o uso de copos descartáveis no Restaurante Universitário (RU) da UFMT. De acordo com o professor, várias ideias partiram dos alunos como a de incentivar o uso de canecas reutilizáveis ao invés dos copos descartáveis, a de instalar o ecoponto na universidade e também a de confeccionar um mapa com todos os pontos de coleta seletiva disponíveis na cidade.

A primeira ação do projeto foi a venda de canecas reutilizáveis aos alunos. Foram vendidas 800 canecas a preço de custo com a intenção de motivar o uso das mesmas pelos alunos tanto no RU quanto no dia a dia.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page