top of page

Município próximo de Barra do Garças realiza confecção de materiais didáticos a partir de resíduos.

Escola de Baliza (GO) realiza evento de conscientização sobre preservação e reutilização do lixo no mês mundial em preservação ao meio ambiente.

Produção: Marcos Antônio

Brinquedos produzidos a partir de garradas pets na sala do 3º Ano do Ensino Fundamental. Foto: Marcos Antônio.


Entre os dias 13 e 14 de junho, o Município de Baliza (GO), cerca de 56 km de Barra do Garças, realizou a primeira edição do evento “Meio Ambiente na Escola Municipal Maria Conceição”, em comemoração ao dia 5 de junho, dia mundial da preservação dos meios naturais.


O evento foi idealizado pela Gestão Escolar em parceria com todos os professores da Escola Municipal Maria Conceição, em conjunto da Diretora Tamiko Pereira da Silva, e as coordenadoras Fundamental 1 e 2, Arleth Moreira Bizerra (6° ano ao 9°) e Joana Sousa Ribeiro (pré-escolar ao 5° ano). O objetivo do projeto era conscientizar os alunos a respeito da preservação da fauna e flora, produzindo materiais didáticos com insumos reutilizáveis, que seriam descartados de forma inadequada no meio ambiente do município.


Avalição do material produzido pela professora do 3º Ano – Magnólia Maia junto de seus alunos. Foto: Marcos Antônio.

A ideia desse evento surgiu da parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Baliza Goiás, junto da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Municipal Maria Conceição. Segundo o professor Adair Cardoso, “um dos motivos do surgimento dessa ideia é o olhar que esses três setores da administração têm em relação à urgência de um novo relacionamento com o meio ambiente”.


Entre as atividades desenvolvidas pelos professores junto de seus alunos, foram desenvolvidas exposições de materiais musicais feitos a partir dos insumos como: plástico, vidro, alumínio, papel, madeira que iriam parar no lixo, ilustrações, jogos pedagógicos, cartazes, entre outros. Assim, conscientizamos “os nossos alunos e a nós mesmos também no sentido do uso dos materiais de forma a causar menos impacto na sociedade em consequência do meio ambiente”, destaca Cardoso.


Atividades desenvolvidas

No decorrer da semana, houve palestras e a divulgação do projeto contando com a participação da sociedade balizense na visualização dos materiais produzidos pelos alunos da Escola Municipal Maria Conceição. A exposição dos materiais foi aberta para toda a comunidade junto a uma mesa de jurados responsáveis por avaliar os trabalhos.


Entre a mesa avaliadora estava presente a professora convidada de Biologia, Edilene Nogueira, moradora da cidade de Torixoréu (MT). Ela pontuou sobre a importância desse tipo de ação em ambientes escolares, lembrando que “a exposição da produção dos alunos é significativa e pertinente diante do atual cenário socioambiental preocupante pelo qual nosso país atravessa. Me chamou atenção a criatividade na reutilização de materiais descartáveis, bem como as temáticas relacionadas à preservação do meio ambiente. Ficou evidente que eles despertaram para a importância da reutilização de materiais e para a necessidade de redução do lixo produzido”.



Sala do 6º Ano da Escola Municipal Maria Conceição expondo a produção de materiais didáticos musicais produzidos com orientação da professora Adair Cardoso. Foto: Marcos Antônio.


Refletindo sobre o tema sobre uma óptica acadêmica, Nogueira complementa: “os conceitos de consciências ecológicas, as ações desenvolvidas durante o decorrer do projeto e a culminância com as exposições dos trabalhos desenvolvidos, sob meu ponto de vista, contribuíram de forma eficaz na criação e aplicação de maneiras sustentáveis entre a sociedade e a natureza. Este é o caminho para que os alunos modifiquem seus hábitos de consumo e também assumam atitudes para diminuir a degradação ambiental”.


Cardoso concorda com esse posicionamento e destaca ainda que “é impossível não trabalharmos isso na sociedade onde essa sociedade é composta por pessoas extremamente consumistas. Nós somos consumistas. Quando nós fazemos um tipo de trabalho desses, eu acredito que a gente dá um choque, dá uma despertada em nossa consciência e nosso objetivo é colocar as pessoas para pensar sobre isso”.


O projeto Meio Ambiente na Escola Municipal Maria Conceição no Município de Baliza ressalta e evidencia a importância do protagonismo socioambiental de seus alunos no pensar e reutilizar por meio de materiais descartáveis nos ambientes naturais de seu município, mas também na nação brasileira.


Mão mecânica confeccionada pela aluna Maria Eduarda do 8º Ano com insumos que vão do metal, papelão e seringas. Foto: Marcos Antônio.

Vale ressaltar que todos os materiais produzidos no evento serão utilizados na escola como apoio em trabalhos pedagógicos para os professores em disciplinas de artes, ciências, educação física e demais matérias presentes na grade curricular do ensino básico.

Administração da Escola Municipal Maria Conceição junto da mesa avaliadora do evento “Meio Ambiente”. Foto: Marcos Antônio.

Data: 21/06/2022.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page