top of page

Construções Ecologicamente corretas em Barra do Garças


Um novo conceito de moradia começa a surgir em Barra do Garças e região, é o conceito de construção denominado Ecologicamente correto. O pioneiro nessa modalidade arquitetônica é o Arquiteto e Urbanista Dionizio Carlos de Oliveira que se mudou do Rio de Janeiro para Barra do Garças em 1981. Segundo Dionizio, além ser um ambientalista nato a região serviu como fonte de inspiração para começar os seus primeiros projetos voltados a adaptar as construções ao meio ambiente, ao contrario das praticas tradicionais em que no momento de criar a planta de uma residência a grande preocupação é com a aparência estética descartando qualquer possibilidade de manter elementos naturais como arvores, rochas e até pequenas nascentes que são literalmente retiradas para dar lugar á um imóvel.

A ideia da construção Ecologicamente correto não é assim tão nova, mas como quase tudo, demorou um pouco para chegar por aqui foi somente no início dos anos 90 que Dionizio começava a colocar em pratica na cidade de Barra do Garças essa nova visão de arquitetura, seu primeiro desafio foi a criação do Parque municipal das águas Quentes, a proposta era criar toda a estrutura composta de piscinas, Rio da Preguiça, Bar Molhado, Toboáguas, banheiro, lanchonetes e restaurantes sem derrubar a mata permanente original. A ideia agradou tanto ao ponto de ser copiada por diversos municípios dentre eles Primavera do Leste.

A procura por este tipo de projeto arquitetônico na Região do vale do Araguaia ainda é pequena, Dionizio diz existir um grande interesse pelas novas construções, mas a vontade se esbarra com investimento que se torna bem mais cara do que o tradicional. O valor aplicado em uma construção Ecologicamente correta segundo Dionizio, com o tempo se reverte em lucratividade visto que se utiliza recursos naturais tais como a energia solar, a umidade do solo e até as águas das chuvas em reservatórios entre outros recursos, resultando em economia no fim de cada mês.

Na atualidade algumas residências sustentáveis estão sendo construídas em Barra do Garças e Dionizio trabalha em um projeto de uma comunidade Isotérica nas proximidades da Cidade de Araguaiana-MT que descartara o uso de matérias industrializados, as casas serão construídas utilizando matéria prima retirada da própria natureza, tijolos serão substituídos por adobes, a palha substituirá as telha, piso de chão batido dentre outros materiais que comporão as edificações.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page