top of page

UFMT/CUA REALIZA EVENTO DE SAÚDE MENTAL TENDO COMO TEMA E ATIVIDADES “MEIO AMBIENTE”

Redação: Arimara Thaís Gonçalves Chaves e Marcos Antônio.

Data: 21/09/2022

Timeline das atividades realizados ao longo do mês de setembro na UFMT/CUA. Imagem – Reprodução.


Ao decorrer deste mês de setembro, a Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) Unidade I (Barra do Garças/MT) e II (Pontal do Araguaia/MT) realiza a campanha “Setembro Amarelo: Acolher, escutar, cuidar” destinado a prevenção do suicídio e a valorização da vida.


O evento teve início no dia 06/09 e se estende até o próximo dia 29, contando com a participação dos membros dos projetos de extensão em Saúde Mental (ICBS Curso de Enfermagem), com o apoio da Gerência de Graduação e Extensão – GGE e da psicóloga do campus Araguaia.


Tais ações têm por foco atividades que visam o cuidado da saúde mental de toda a comunidade acadêmica, seja de estudantes, professores, técnicos e prestadores de serviço e terceirizados dentro do Campus.


De acordo com a Profa. Alisséia Lemes, coordenadora dos projetos de pesquisa e extensão na área de saúde mental, ao decorrer do mês de setembro haverá atividades práticas e reflexivas com os docentes do curso de enfermagem: Profa. Dra. Alisséia Lemes, Prof. Me. Elias Rocha e a Profa. Me. Maria Aparecida Almeida; do curso de Educação Física: Prof. Dr. Vitor Hugo Marani; a psicóloga do CUA (Heloisa Lima de Carvalho); os membros dos projetos de extensão: Saúde Mental e qualificação do ensino, gestão e assistência, Doe Sangue Doe Vida; Centro de dança, ação e comunidade (CEDAC).

O evento foi planejado com atividades para serem desenvolvidas de forma presenciais (oficina de dança, relaxamento, corredor do cuidado, árvore do cuidado, roda de conversa) e online (Live “Suicídio: a prevenção começa em antes”) pontua Lemes.


É notório que o meio ambiente é muito importante quando se trata de saúde mental. Caminhadas ao ar livre, um piquenique, ou uma simples leitura de um livro sentado no banco da praça são grandes aliados da saúde mental. Inclusive, atualmente, é comum encontrarmos óleos essenciais de camomila, lavanda, plantas que acalmam e trazem bem-estar.


Resolvemos então conversar com a Cida, docente do curso de enfermagem (UFMT/CUA) e uma das organizadoras do evento, sobre essa ligação do meio ambiente com a saúde mental. Ela nos diz que “ a natureza proporciona bem-estar, e se cada pessoa se permitir tirar um tempo para passear, exercitar ou apenas contemplar a natureza proporcionará qualidade de vida e bem-estar que é fundamental para a saúde mental do indivíduo”.


É importante que estejamos sempre ligados à nossa saúde mental. Fazermos coisas que nos tira da rotina, que nos traga bem-estar, tranquilidade. Sabemos que atualmente, tudo anda muito corrido. É como se a gente vivesse em um ciclo. Trabalho, casa, estudo, e acabamos deixando de lado uma das partes mais importantes, que é a nossa saúde mental.

Por isso, convidamos todos que compõem o quadro acadêmico e demais servidores a participarem do evento que vai até o dia 29/09.


Bônus:

Estrategicamente, elegeu-se o mês de setembro, como foco desta campanha, uma vez que dia 10/09 é considerado o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio”.

E é importante ressaltar que a cor amarela passou ser símbolo da campanha de prevenção do suicídio desde 1994, nos EUA.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page