top of page

Cerca de 99% da população de Barra do Garças tem acesso a água tratada


O sistema de abastecimento de água da cidade de Barra do Garças, Mato Grosso, é feito pela empresa Águas de Barra do Garças e conta com unidades de captação, adução, tratamento, reserva e distribuição.

No último período de seca, moradores de bairros mais afastados do centro, como o São José e o Palmares, reclamaram de uma constante falta de água. Conforme a moradora do Bairro São José, Ana Carolina Matos a falta é constante e a solução é demorada.

Confira abaixo a entrevista com a diretora da Unidade de Captação de água, Agatha de Matos:

Entrevistador: Como é feita a captação de água em Barra do Garças?

Agatha: A captação acontece no Rio Garças e é bombeada para a ETA (Estação de Tratamento de Água).

E: Qual a porcentagem de água tratada na cidade?

A: É mais de 99% das pessoas que têm acesso à água tratada na cidade. Uma pequena porcentagem do abastecimento da cidade é feito por uma mina de água - a Mina Monjolo. A outra captação ocorre no rio Garças, e é um volume mais substancial.

E: Houve campanhas de conscientização sobre o desperdício de água?

A: Sim, nós fizemos um spot e também estivemos conversando na mídia. O spot é o que veicula numa rádio conscientizando a população, falando que as pessoas evitarem o desperdício.

E: Moradores de alguns bairros como São José e Palmares, relataram a falta de água, e ao reclamaram para a empresa, demoraram a serem atendidos. Nesses casos, foram problemas técnicos ou escassez?

A: Até o ano passado, alguns bairros mais afastados eram abastecidos de forma intermitente, faltando água em alguns momentos. Por isso que durante a seca do ano passado, a empresa fez vários investimentos, interligações de rede, entre outras melhorias, que aumentou a capacidade de armazenamento dos nossos reservatórios que enviam pra essa região, agora a gente abastece 24 horas, sempre tem água indo para aqueles bairros.

Segundo Reuber Bonfim, bioquímico responsável pelo tratamento das águas, disse que “não é permitido consumir água que não seja tratada se o tratamento for disponível na região, porque uma água não tratada de forma correta pode acarretar problemas de saúde pública para o município”.

Os produtos químicos que são adicionados na água são recebidos em pó e diluídos em água para que haja um melhor controle da quantidade de produto, que é proporcional aos resíduos encontrados na água. A água tratada é bombeada para partes altas da cidade e são distribuídas para toda a cidade. Ao todo, são sete reservatórios que distribuem água para a população de Barra do Garças.

No site da empresa estão disponíveis dicas para lavagem de reservatórios, verificação de vazamento no encanamento e como não desperdiçar água.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page