top of page

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente explica sobre projetos de Revitalização do Rio Garças


O Brasil é privilegiado com 12% de água doce no mundo, porém nota-se a falta de água em algumas regiões, como o Sudeste. Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.

Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada. O desperdício varia de 50% a 70% em cidades como São Paulo. Assim, parte da água no Brasil, já perdeu a característica de recurso renovável, em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola.

Sobre esta preocupação, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, Lúcio Junqueira, ressalta que “a Prefeitura sempre se preocupou com as questões ambientais. Nós temos alguns projetos que são feitos no Rio Garças pela Secretaria de Meio Ambiente, dentre eles, o reflorestamento ou replantio de árvores. Há também pela inciativa de ONGs com apoio da Prefeitura um mutirão que é feita todos os anos para a retirada de lixo das margens do Rio Garças”, afirma o secretário.

Junqueira disse ainda que foi lançado, recentemente, o Projeto da Beira Rio que possui o licenciamento ambiental já pronto e acredita que trará qualidade de vida e ajudará na proteção do Rio Garças.

“Nós sabemos que hoje existe a questão de invasões ou, às vezes, até esgotos clandestino e, por mais que façamos a fiscalização, existem dificuldades para a contenção do descarte de lixo em áreas impróprias, por mais que detectamos e coibimos logo em seguida, as pessoas estão descartando o lixo em áreas protegidas novamente. Uma vez feita a revitalização da Beira Rio todos esses processos vão ser evitados e acreditamos que, de alguma forma, existirá um maior cuidado com a preservação do rio Garças”, disse ele.

Por fim, o secretário disse que a Prefeitura mantém serviço de fiscalização nas margens do Rio. “Se, de alguma forma, identificarmos alguém jogando lixo ou fazendo ação clandestinas, os indivíduos serão notificados e multados de acordo com o crime ambiental”, finalizou ele.

É necessário mais consciência por parte da população no uso e preservação da água e um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento da população provenientes do governo.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page