top of page

O uso de agrotóxicos em lavouras mato-grosenses: o progresso e o perigo


Um dos maiores dilemas que o Estado de Mato Grosso enfrenta é o uso de agrotóxicos em lavouras e pastos, pois se, para alguns os agrotóxicos são heróis que lutam para o desenvolvimento do estado (e também do país), para outros, eles são vilões que contaminam a flora, a fauna e a população.

Nos últimos anos, foram noticiados, em nível internacional, casos de contaminação por agrotóxicos em cidades mato-grossenses, e, apesar de existir algumas leis que buscam regularizar o uso de agrotóxicos no Brasil, muitas pessoas não se sentem seguras ao saber que, além do Brasil ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, alguns deles são proibidos em países da Europa.

"Eu acho que a expansão da Agricultura está matando o Bioma", diz a professora de Química da UFMT, Ana Paula Sacco, evidenciando o medo quanto ao impacto ambiental de agrotóxicos em lavouras da região.

Os fornecedores se mostram confiantes no crescimento econômico da região e consideram a utilização dos agrotóxicos um forte aliado ao progresso agrícola e à criação de bovinos.

Gilmar Martins, gerente de uma empresa que fornece agrotóxicos para a região, demonstra confiança na aplicação de herbicidas em pastos: "Os produtores, hoje, já estão bem mais conscientes..."; entretanto, não descarta o risco do seu uso: "Todo agrotóxico deve ser bem manejado!", afirma ele.

A criação de gado e a agricultura são os principais pilares da economia de Barra do Garças (MT) e região, mas a cidade também é conhecida pelas riquezas naturais que atraem turistas do mundo inteiro .

A preocupação com o uso de agrotóxicos nos traz a seguinte pergunta:

Como alimentar o chamado Progresso e não deixar a natureza morrer à míngua? São questionamentos como este que nos faz refletir e repensar a utilização de defensivos agrícolas nas lavouras brasileiras.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page