top of page

Projeto “Cuidando das Nossas Águas” realiza encontro para coleta de resíduos no rio Araguaia


O projeto “Cuidando das Nossas Águas” realiza pela primeira vez, juntamente com outros organizadores já envolvidos no evento, o encontro para coleta de resíduos nos rios Araguaia e Garças, no próximo dia 7 de junho, em Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças. O evento busca, na Semana do Meio Ambiente, conscientizar a população do Médio Araguaia sobre a importância de proteger os recursos hídricos da região. O projeto foi idealizado, há alguns anos, por Francisco Cândido da Silva, conhecido como Garrincha, e esse já é o 10º encontro que agora ganha maior dimensão com parcerias do setor público e privado.

Além da coleta de resíduos sólidos feita a caiaque por voluntários, o encontro conta também com outras atrações que serão realizadas no Porto do Baé e Centro de Cultura e Artes Valdon Varjão.

Entre as atividades que será aberto ao público, haverá uma oficina pedagógica de reutilização de materiais, uma palestra sobre meio ambiente e orientação sobre coleta seletiva de resíduos, apresentações culturais e esportivas como apresentação de zumba, dança do ventre, capoeira, prática de slackline, visitação a tendas de artesanato e outros.

Para simbolizar o compromisso com os recursos hídricos da região, haverá ainda o momento do abraço coletivo ao Rio Araguaia. A atividade acontece sobre a passarela das pontes e todos estão convidados a participar.

De acordo com a coordenadora geral do evento, Mirian Francisca Martins, da Vigilância da Saúde Ambiental, a data objetiva fazer a população e os órgãos públicos e privados envolvidos reconhecerem as respectivas responsabilidades sobre a conservação das águas da região. “Será como utilizar o dia do Meio Ambiente para voltar o olhar para a necessidade de mudança de hábitos enquanto somos ricos em recursos hídricos”, afirma.

Mirian Francisca atenta para a crise hídrica que o mundo está sofrendo, sobretudo o Brasil, e revela que essa também foi uma das preocupações que incentivaram as articulações do grupo “Cuidando das Nossas Águas”.

O coordenador de equipes de coleta de resíduos em terra e água e idealizador do projeto desde 2005, Francisco Cândido da Silva também vê a escassez de água como um futuro possível para a região do Médio Araguaia.

Para ele, o rio Araguaia, que recebe produtos poluente da população e das industrias próximas, sem o empenho das autoridades competentes, tem grandes chances de se tornar “um Tietê” - rio que atravessa o estado de São Paulo – podendo ser contaminado pelo esgoto doméstico e industrial.

Francisco, mais conhecido como Garrincha, buscou apoio do Escritório Regional de Saúde para formalizar o projeto que já executava há quase dez anos. Com a ajuda de instituições de ensino, órgãos públicos e empresas privadas, ele conseguiu expandir o projeto original e conta com mais de dez equipes para executá-lo. “A gente pretende aumentar os parceiros e aumentar a extensão de limpeza”, explica Garrincha que limpava junto com a Brigada de Incêndio uma área de cerca de 12 km.

A data do evento, 7 de junho, foi escolhida devido a semana do Meio Ambiente e por anteceder a Temporada de Praia do Médio Araguaia, quando há grande fluxo de pessoas nas praias e cacheiras da região e, consequentemente, muitos resíduos descartados inapropriadamente. Para Mirian, esse é um momento oportuno. “Estaremos recebendo os turistas, então, é importante conscientizar”.

O evento tem horário previsto para as sete da manhã e se estende até às 11 horas. Os voluntários que queiram participar das ações podem se inscrever por meio da ficha cadastral através do link na página do evento no Facebook. Todas as atividades são abertas ao público que tem por finalidade a consciência à importância dos recursos naturais da região do Vale do Araguaia.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page