top of page

Grupo ambiental realiza 2º mutirão de limpeza no Rio Araguaia


Quando o Rio Araguaia sofre a seca dos meses de junho e julho, formam-se grandes espaços de areia na orla do rio e a população das cidades que cercam o Araguaia aproveitam as tardes de sol no período chamado Temporada de Praia. Os turistas vêm de longe e dão ainda mais vida ao rio, porém, ao final da temporada, é inevitável que as praias ganhem um componente desagradável em suas paisagens: o lixo.

Leia também:

Movidos pela beleza da paisagem natural e a preocupação para sua manutenção, o Grupo Transnasa (Transformando uma Nação Sustentável Ambiental) realiza neste domingo uma ação voluntária para amenizar a sujeira deixada nas praias.

Na sua 2ª edição, o objetivo do movimento é promover a limpeza das margens do Rio Araguaia e sensibilizar a comunidade para a preservação das águas e do meio ambiente como um todo. Neste ano, o evento acontece amanhã, dia 7, a partir das 7 horas, na Praia Quarto Crescente, em Aragarças, e conta com a presença da população para auxílio da limpeza e divulgação do trabalho realizado.

Na programação, o evento se inicia com um café da manhã que será servido aos voluntários antes de embarcarem para as praias em caiaques, barcos e lanchas para a coleta do lixo. O retorno está marcado para as 12h, no mesmo local da saída.

Os grupos realizadores contam com o apoio e parceria da Sociedade Guardiões da Terra, a Associação Amigos dos Animais, Rede Araguaia de Organizações não Governamentais, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), IBAMA, Ministério Público, PESA, SEDUC, SECITEC, 2º Batalhão da Polícia Militar 1ª Companhia do Goiás, Aracanoeiros, Barracanoeiros e Antônio Caiaques.

Para Fátima Miranda, presidente da Associação Guardiões da Terra, eventos como este têm um papel social de conscientizar e sensibilizar a população para que acima de tudo não poluam as águas e reconheçam a importância dos recursos hídricos na manutenção da vida.

Vale ressaltar que o evento é realizado através de voluntariado e doações, por isso a participação coletiva da comunidade é importante. Para participar é necessário comparecer no local e horário marcado e fazer seu cadastro como voluntário.

Foto: Zadoque Nathan

Coleta de lixo no Rio Araguaia durante a Expedição Araguaia 2015

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page