top of page

Quase duas toneladas de lixo são retiradas do Rio Araguaia por voluntários


lixo coletado Araguaia

“(...) O sertão vai virar mar, dá no coração. O medo que algum dia o mar também vire sertão”. O trecho da canção do final da década de 1970, da dupla Sá e Guarabyra, que antes era visto apenas em poesia, hoje, descreve a contemporaneidade e já é realidade também nas praias dos rios das Garças e Araguaia.

É notório para os moradores das cidades de Barra do Graças, Pontal do Araguaia e Aragarças que, ano após ano, o rio Araguaia está cada vez mais assoreado e a população de animais aquáticos também é cada vez menor. A poluição é fator agravante para estes sintomas que o rio apresenta atualmente.

Preocupadas com o acúmulo de lixo após a temporada de praia deste ano, a Associação TRANSNASA (Transformando uma Nação Sustentável Ambiental), juntamente com a Associação Guardiões da Terra e a Associação Amigos dos Animais realizaram, no último domingo, o segundo passeio ecológico pelo Araguaia. Com o intuito de recolher o lixo e chamar a atenção da população sobre a importância dos recursos hídricos para a manutenção da vida terrestre, as associações receberam o auxílio de outros órgãos públicos e também privados para a realização da coleta às margens do rio.

Transnasa

A presidente da TRANSNASA e principal responsável pelo evento, Fátima Miranda, cita a importância do engajamento no cuidado do rio por toda a população e, principalmente, por parte dos comerciantes que trabalham na praia durante a temporada, que são os que mais o utiliza como meio de sobrevivência:“A preservação deve partir de todos, mas aqueles que dependem do rio para fins comerciais, acredito que a responsabilidade seja ainda maior”.

A falta de divulgação e o incentivo à educação ambiental nas escolas e centros de educação primária são os principais pontos de discussão em relação à conscientização populacional. Ciro Gomes, presidente da Associação Guardiões da Terra, destaca o papel fundamental da educação na formação de cidadãos conscientes na preservação do meio ambiente: “Há falta de políticas públicas especificas de sensibilização, mas, sobretudo, quem está à frente deste processo de conscientização é a educação”.

O ponto de encontro dos voluntários foi a praia Quarto Crescente, em Aragarças. Após o café da manhã, eles se organizaram em barcos, caiaques e lanchas e desceram o rio em direção ao Iate Club de Barra do Garças realizando a coleta de lixo.

“A quantidade retirada de lixo ainda é muito pouco se comparado ao que resta no rio”, avalia Eduardo Baroni, diretor da Secitec de Barra do Garças e um dos parceiros do evento. Ele diz ainda que foram recolhidas aproximadamente duas toneladas de lixo.

Participaram do evento também os secretários de Meio Ambiente de Pontal do Araguaia, Lúcia Rodrigues dos Santos e o de Agricultura, Ademilton Castro dos Santos, que garantiram maior empenho do poder público da cidade no cuidado e limpeza dos rios.

voluntários coletam lixo Araguaia

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page