top of page

Conheça o projeto ambiental: Flor de Ibez

ONG desenvolve projetos que buscam incentivar a educação ambiental e a busca de sustentabilidade no Município de Barra do Garças e região.


Por: Roberto Cosme e Cláudio Nunes


Flor de Ibez desenvolve projetos ligados ao meio ambiente por toda a região Araguaia-Xingu desde 2015, educação ambiental é destaque e atende grupos sociais da região como indígenas, acadêmicos, estudantes em nível escolar e toda a sociedade.


Mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, o Instituto desenvolveu várias atividades no ano de 2020 concentrando esforços em campanhas e doações de materiais, promoção da saúde e conscientização ambiental pela alimentação, parcerias e consultorias, estudos e vivências.


Em parceria com a Funai, o Instituto oferece orientação técnica e apoio na implantação de parcelas agroflorestais nas aldeias indígenas xavante Tsõrepré e Riprére da TI Sangradouro no final de janeiro, e as aldeias Nossa Senhora das Graças, Novo Diamantino e São Brás, na TI São Marcos através do Projeto Agrofloresta nas Aldeias.


Outro destaque com os povos indígenas é o Marã Robdzuri – Plantar na Floresta onde é desenvolvido com o povo Xavante toda uma formação vivencial interétnica em agrofloresta e práticas sustentáveis nas aldeias atendidas, com vistas à soberania alimentar, ao resgate de espécies alimentícias tradicionais, à gestão territorial e à formação de cadeias produtivas sustentáveis e mantido por meio de um financiamento coletivo – crowdfunding -, ou seja, acontece por meio da colaboração espontânea.

Figura 1: Participação povos indígenas Xavante no Projeto Marã Robdzuri – Plantar na Floresta Arquivo Flor de Ibez – Instituto de Vida Integral

Na sequência o Instituto chama a atenção para a educação ambiental e desenvolve com parceria o projeto sala de aula viva atendendo as demandas de escolas e universidades interessadas em preservação ambiental e pesquisa.

Curso de introdução a bioconstrução - Imagem: Site oficial Flor de Ibez

BIOCONSTRUÇÃO


Outro destaque do projeto são os cursos de bioconstrução oferecidos pela instituição, o termo pode ser definido em resumo como um sistema de se construir sem resíduos, já que tudo que sobra é reimplantado no processo produtivo, tudo pode ser reutilizado para se fazer novos tijolos de barro, o processo traz autonomia a comunidades menos favorecidas, porque assim podem favorecer suas próprias necessidades sem depender de grupos ou de pessoas de fora, o curso busca divulgar essas técnicas pouco conhecidas para a sociedade.

Curso de introdução a bioconstrução - Imagem: Site oficial Flor de Ibez


ALIMENTAÇÃO


Flor de Ibez também demonstra preocupação com a alimentação saudável, apoiando as causas que propõem uma alimentação vegana ou vegetariana. As feiras vegetarianas promovidas pelo instituto buscam promover essa forma de viver com menos proteína animal no prato das pessoas, ensinando a aproveitar ao máximo tudo que a natureza nos dá, diminuindo também o sofrimento animal da mesa das pessoas.

Tradicionais Feiras Vegetarianas promovidas pelo instituto – Imagem: Rede social.


PRÓXIMOS EVENTOS


O projeto se mantém ativo cumprindo o objetivo de promoção de uma convivência saudável entre nós e o nosso entorno, de acordo com a página do instituto no Facebook, os próximos eventos acontecerão nos dias 28 e 31 deste mês de forma remota, trata-se de um curso chamado “Astrologia da alma”, descrito como “Um caminho de compreensão e transformação através da sintonia com as estrelas”.


Para mais informações:

Site oficial: flordeibez.org/flor/

Facebook: Flor de ibez

Instagram: @flordeibez

Whatsapp: (34) 8861-8798

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page