top of page

COP 27 – O EVENTO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Por: Arimara Thais



Foto: Fundação Getúlio Vargas


A 27° Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27) tem acontecido desde o dia 07 e vai até o próximo dia 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito. Clima, adaptação e vulnerabilidade devem ser os principais temas da COP-27.


De acordo com The Nature Conservancy (TNC) , “O aumento da frequência e intensidade desses eventos ameaçam a saúde e a segurança de milhões de pessoas ao redor do mundo, tanto por impacto direto quanto por consequências das dificuldades para produção de alimentos e acesso a água potável”. Os cientistas tem detalhado os riscos dos “extremos compostos” que ocorre quando há várias ameaças climáticas (como extremas temperaturas e precipitação).


Em conversa com o professor e pesquisador em Geografia, Hugo Heleno, ele aponta sobre a importância deste evento. “A principal importância é a visibilidade institucional e internacional que ela confere ao debate sobre clima. Isso é interessante, quando se consegue criar através da COP 27 a reunião de autoridades do campo político, acadêmico, intelectual, científico e econômico, em torno dos debates sobre clima. A criação dessa convergência intelectual de debates sobre diretrizes que iremos traças para os próximos anos.”


Ainda de acordo com Hugo, “A COP 27 é mais que um evento internacional, significa um interesse global, de diferentes segmentos sociais nos debates sobre o clima”.

Em fevereiro desse ano, foi divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um relatório. O documento relatou sobre o aumento dos efeitos das mudanças climáticas no planeta. As temperaturas altas, a diminuição da umidade do solo, as secas, serão um dos assuntos mais importantes da conferência desse ano.


Sobre a representativa do Brasil na COP 27, o professor de geografia, ressalta que “Como um grande país em extensão territorial, como o país que tem a maior parte da Amazônia, e com tudo que tem ocorrido com a Amazônia, ele acaba sendo um país muito representativo não pelos grandes feitos, não pelo modo como tem atuado em defesa de questões ambientais e climáticas, mas pela importância estratégica do Brasil no que diz respeito a questões climáticas e estratégicas. Ou seja, o Brasil é um país central no que diz respeito a questões ambientais climáticas.”


Como pesquisador, ele observa que “A COP é importante simbolicamente, mas também politicamente, economicamente e socialmente pela capacidade de congregar diferentes segmentos sociais em torno do debate sobre o clima. Que é um debate que espraia, que desdobra para todo o debate ambiental, mais amplo. Que está conectado a todo um conjunto da sociedade, os setores produtivos, todos os envolvimentos políticos, precisam necessariamente constituir uma frente, uma participação na COP 27.”


Segundo a programação divulgada pelo governo federal, alguns temas como descarbonização, sustentabilidade social, restauração de biomas, agro sustentabilidade, bioenergia no Brasil, e projetos brasileiros de recuperação de áreas nativas, serão alguns dos assuntos abordados no Palco Brasil, na COP 27.


O calendário completo do evento da COP - 27, pode ser acessado através do site do evento.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page