top of page

Debate traz diálogo sobre artes inspiradas na floresta amazônica e seus povos

04/09/2021

Foto: Mural - Mãe das matas e o rio menino - Daiara Tukano



Neste domingo (5), acontece a terceira edição do Debate de Ideias realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre em parceria com a TVE-RS e FM Cultura. O evento vai comemorar o “aniversário” da Amazônia, que é o bioma com maior número de áreas de proteção integral e o maior percentual de florestas oficialmente protegidas. A transmissão será às 19h30 pela TVE RS e pelo YouTube da Aliança Francesa de Porto Alegre.

A Amazônia abrange nove países e abriga a maior biodiversidade do planeta: são mais de 40 mil espécies de plantas, 1300 espécies de pássaros, 3 mil tipos de peixes, 430 mamíferos diferentes e 2,5 milhões espécies de insetos, é para despertar o interesse de muitos, não é mesmo?!

Participantes – O evento irá destacar a “Arte pela Amazônia” e terá a jornalista, comunicadora e produtora cultural, Katia Suman, como apresentadora. Além disso, vai contar com a participação de artistas nacionalmente conhecidas por suas lutas para defender a preservação da Amazônia e seus povos originários.


Daiara Tukano artista, ativista, educadora e comunicadora, mestre em direitos humanos pela Universidade de Brasília (UnB), é uma das convidadas. Tukano pesquisa o direito à memória e à verdade dos povos indígenas e coordena a Rádio Yandê, primeira web-rádio indígena do Brasil. Nasceu em São Paulo e pertence ao clã Uremiri Hãusiro Parameri do povo Yepá Mahsã, mais conhecido como Tukano.



Outra convidada é Zoravia Bettiol, artista plástica, designer e arte-educadora , nascida em Porto Alegre. Ela trabalha com artes gráficas, arte têxtil, pintura, murais, instalações e performances. Participou de 152 exposições individuais e mais de 350 coletivas, em Bienais, Trienais e exposições importantes internacionais na América do Sul, Europa, EUA e Japão.


A Aliança – A Aliança Francesa de Porto Alegre está presente no Brasil desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. A instituição promove um debate de ideias, com a intenção de mobilizar grandes artistas que atuam como ativistas da Natureza através de suas obras de Arte.



Quarup imagem Eduardo Tavares obra da exposição Amozônia Index 2021



Mayara Correia

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page