top of page

Dia do meio ambiente e a importância do jornalismo ambiental


Matéria por: Marcos Antônio, Arimara Thaís, Mylena Caetano e Rabeche Alves


Foto: Arimara Thaís

O Dia do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante uma conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A data de comemoração oficial passou então a ser dia 05 de junho.

Contudo, após 40 anos, vemos um aumento das ameaças ao meio ambiente no Brasil. Segundo informações dos monitoramentos da plataforma Terra Brasilis – Dados Geográficos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no mês de abril de 2021, o Brasil bateu recorde de desmatamento. Já no mesmo mês em 2022, o país voltou a obter o maior índice da história.


Em defesa do meio ambiente


Nesse cenário, a preservação do meio ambiente é defendida por iniciativas de países, organizações e empresas. Em 2018, por exemplo, aconteceu a primeira conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde, organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e parceiros.


Foto: Rabeche Alves

Grupo de escoteiros lobinhos em atividade de hasteamento da bandeira.


Escoteiros em Barra


Estabelecido no espaço da Escola Municipal Helena Esteves, o grupo Escoteiros Garças, realiza trabalhos de aplicação do método escoteiro a jovens e crianças da região de Barra do Garças. Idealizado pelos chefes escoteiros Jozimar Duarte e Bráulio Júnior, o grupo está em atividade desde 2019, mas tiveram que dar uma pausa nas atividades durante o período de isolamento causado pela pandemia de covid - 19. Com o retorno das atividades em 2022, os escoteiros já contam com uma turma de 32 jovens e capacidade máxima na turma lobinho.

Conhecidos como amigos da natureza e dos animais, uma das dez leis as quais seguem, os escoteiros estão sempre à frente de iniciativas que ajudam a preservar e cuidar do meio ambiente.

A chefe de sessão do ramo lobinho, Gabriela Oliveira, é responsável pela aplicação do método escoteiro para crianças de 7 aos 11 anos. Gabriela nos conta um pouco sobre as atividades acerca de preservações realizadas, dizendo que "nós sempre realizamos projetos voltados à preservação ambiental. Agora, no dia do meio ambiente, nós vamos fazer alguma limpeza, ou da praia, ou da cachoeira. Então, nós reunimos as crianças e vamos até o local, cada um com o seu saquinho de lixo e recolhemos os lixos”.

Ela fala também da importância do meio ambiente para os escoteiros: “seguimos dez leis e uma delas é que o escoteiro é amigo dos animais e da natureza. Então, nós sempre que saímos com acampamento é com cuidado, é sempre preservando, sempre recolhendo lixo do outro, arrumando o que o outro prejudicou”, destaca Gabriela.



Foto: Rabeche Alves


Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page