top of page

Festival de felicidade! 5.º Festival das Flores de Barra do Garças

“A felicidade pode estar em uma planta, pode estar no ato de carinho de presentear”, - Osvaldo Leite Ramos, um dos organizadores do Festival das Flores.


Por: Mylena Caitano


Foto: Mylena Caitano


O 5º Festival das Flores de Barra do Garças (MT) aconteceu entre os dias primeiro de julho (01/07) e o dia dez (10/07), mas, com o sucesso de vendas, a organização decidiu estender a edição até o dia doze (12/07). Nesta edição, foi possível encontrar plantas ornamentais, exóticas e frutíferas com preços acessíveis. O evento pôde alcançar cerca de 20 mil pessoas e os finais de semanas foram os dias mais movimentados.


O festival acontece em outras regiões do país e, em Barra do Garças, o projeto do festival tem como origem o Centro Espirita. A ideia é que se possa arrecadar fundos para movimentar as instalações do centro e poder ajudar pessoas menos favorecidas de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças.


A equipe do Centro Espírita trabalha em conjunto com associação novo encanto, entidade ambientalista sem fins lucrativos, criada em 1990, que visa a preservação do meio ambiente. Outra parceria importante é Expo Verde e Flor de Holambra (SP), denominada a capital das flores, que tem como renda principal o cultivo de plantas e flores. Esta parceria contribui para que o festival receba flores mais acessíveis, raras e saudáveis.


Foto: Mylena Caitano

Fachada do evento


Osvaldo Leite Ramos Filho, um dos voluntários e organizadores do evento, está participando do projeto há seis anos e comenta sobre a alegria de fazer parte desse projeto. “A gente vê que é um momento salutar, traz alegria para as pessoas e para a gente, que tá trabalhando. É bem importante ver esse movimento de felicidade. Precisamos de mais felicidade na sociedade que vivemos, de momentos de tranquilidade”, destaca ele.


Foto: Mylena Caitano


Edineiva diz que sua paixão pelas plantas veio de sua mãe e esse momento é sagrado.


Edineiva Gimenes veio de Alto Araguaia prestigiar o evento, sendo ela uma pessoa apaixonada por plantas. “Isso aqui é vida pra mim. Livro e planta são os melhores presentes para dar a alguém”, cita Gimenes, que veio pela primeira vez ao evento em Barra do Garças, porém, já participou de edições em outras cidades pelo Brasil.


As plantas vendidas variam de acordo com o público. Os jovens gostam de plantas mais práticas, como cactos e suculentas; já os mais velhos gostam de plantas mais complexas e raras, por exemplo, flores do deserto e orquídeas.


Foto: Mylena Caitano


Lidia Maria optou por comprar flores violetas e orelha de burro


Para Lidia Maria, planta significa vida e seu primeiro ato ao chegar no festival é de admiração e sentir a energia das flores. Lidia cita que, para ela, a planta é tão importante quando um animal de estimação, que dá vida e alegria para sua casa. Ela compra plantas frequentemente, mas, no festival, encontra preços muito mais acessíveis.


O festival teve encerramento no dia doze de julho (12) e o fechamento da edição foi um sucesso. Até os últimos minutos ainda se podia encontrar pessoas procurando por mais plantas, porém, o estoque já estava no fim. Por isso, se adiante e fique atento à próxima edição do Festival das Flores e acompanhe as novidades no Instagram do projeto @festivaldasfloresbg.



Publicado dia 13/07/2022

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page