top of page

LULA DIZ QUE “O BRASIL VOLTOU” AO SE REFERIR A LUTA DA POBREZA E AQUECIMENTO GLOBAL DURANTE A COP27

Por: Arimara Thaís



Foto: Ricardo Stuckert

A Cop27 terminou, mas diferente do ano anterior na Escócia, onde a preocupação central foram as queimadas na Amazônia, o tom do discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ganhou repercussão na mídia brasileira e internacional. Durante o seu discurso, no Egito, no dia 11 de novembro, ele afirmou que as eleições em outubro desse ano, no Brasil, foi “uma das mais decisivas de sua história” por “conter o avanço da extrema-direita autoritária e antidemocrática e do negacionismo climático no mundo” além de estar em jogo a “sobrevivência da Amazônia” declarou Lula.


“Estou hoje aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável. De um mundo mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes – e não apenas uma minoria privilegiada, “O Brasil voltou” disse o presidente eleito nesse ano.


Lula ressalta que os países precisam se unir, e que é preciso acabar com a divisão entres as nações mais ricas e mais pobres. “O mundo de hoje não é o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Conselho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto, hoje restrito a alguns poucos, para a efetiva promoção do equilíbrio e da paz” declarou.


O presidente eleito disse que a luta contra o aquecimento global é “indissociável” da luta contra a pobreza. “Vamos provar que é possível promover crescimento econômico e inclusão social tendo a natureza como aliada estratégica, e não mais como inimiga a ser abatida a golpes de tratores e motosserras”, disse Lula.


O presidente, durante o seu discurso, disse que candidata o Brasil para sediar a COP 30, que acontecerá em 2025, no estado do Amazonas para que as pessoas que “tanto defendem a Amazônia possam estar ali e ver a importância disso”.


Umas das falas também foi sobre o G-20. “Enfatizo ainda que em 2024, o Brasil vai presidir o G-20. Estejam certos de que a agenda climática será uma das nossas prioridades”, declarou.


Durante o evento no Egito, O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-chanceler Celso Amorim e a esposa do presidente eleito, Rosângela Silva (Janja) também estiveram presentes. Além da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e do senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade).


O discurso do Lula na COP27 vem demonstrar que não se trata apenas de fatores climáticos e meio ambiente, mas que isso perpassa a outros fatores tão importantes quanto, como o combate à fome, o olhar aos povos originários e tradicionais, o incentivo à parcerias internacionais e à pesquisa científica e à exploração de recursos naturais de forma sustentável e responsável.


Para assistir ao discurso completo, é só acessar: https://www.youtube.com/watch?v=xz0ygep_x0g

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page