top of page

Projeto de Reciclagem da UFMT/Cuiabá colabora com Hospital do Câncer de Mato Grosso

Produção: Marcelo Borges

Horário: 16:00

Data: 08/07/2022


Sustentabilidade e Bem Viver no Urbano, um projeto de extensão do curso de Administração da UFMT/Cuiabá que visa criar um ambiente saudável e sustentável para todos que aqui vivem, onde o homem e natureza possam conviver em uma relação igualitária, sem ninguém sofrer prejuízos.



Projeto realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Imagem: Reprodução.


Há 3 anos, a professora Liliane Alcantara, Pós-doutora em Ecossocioeconomia e Bem Viver pela PUC-PR coordena na UFMT projetos de extensão em linhas de pesquisa similares a este, todos carregam a metodologia dos três pilares da universidade: Ensino Pesquisa e Extensão. O atual projeto tem vigência desde abril de 2022 até abril de 2023


Em uma das ações do projeto , o intuito é a coleta para a reciclagem e reutilização de lixo eletrônico, que atualmente na sociedade, é um dos maiores problemas quando falamos de descarte incorreto de lixo, pois, geralmente, a bateria desses dispositivos eletrônicos contêm toxinas radioativas. Para solucionar esse descarte incorreto, o projeto Sustentabilidade e Bem Viver Urbano criou um ponto de coleta desses materiais na Secretaria do Departamento de Administração da Faculdade de Ciências Contábeis (FACC), em Cuiabá, durante o ano de 2022.


Os valores arrecadados com a venda de materiais coletados para a reciclagem serão doados ao Hospital do Câncer de Mato Grosso - HCanMT, que vem realizando um trabalho de prevenção e de atendimento aos matogrossenses que são acometidos por essa doença.


A professora conta que geralmente esse tipo de coleta é mais complicado que o normal, pois demanda ter um deslocamento do material até o ponto de reciclagem. Para isso, foi fechado parcerias com o HCanMT e o projeto de logística sustentável, também da UFMT.


Para o futuro, planeja-se que esse ponto em que a coleta acontece hoje, venha a se tornar um ecoponto fixo, para que sociedade externa possa ir até o local e fazer o descarte consciente.


Uma outra ação é a realização de seminários, que tem como tema a Sustentabilidade e Bem Viver no Urbano, que acontece no dia 12 de julho das 07:30h até as 11:00h e no dia 13 de julho das 19:00h até as 22:30h, na sala do 8° semestre da Faculdade de Administração da UFMT/Cuiabá. Você pode se inscrever clicando AQUI.


Alcântara convida as pessoas a pensarem no bem viver, ela diz: “estamos passando por várias crises econômicas, sociais, sanitárias etc. e temos, hoje, uma sociedade muito individualista, e no “Bem Viver” trabalhamos essa linha de relação entre ser humano e natureza, por isso convido a todos a colaborarem com esses projetos sociais que nós temos com a sociedade para dar uma qualidade de vida maior para as pessoas.


A professora finaliza com uma frase de motivação e muita reflexão para a conscientização ambiental, fruto de seu trabalho neste projeto. “Não conseguimos transformar uma cidade toda sozinhos, mas podemos nos transformar [...] são pequenas ações, começando pela nossa casa”, afirma.

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page