top of page

VISITA DE GRUPO DE ESCOTEIROS MIRINS MOVIMENTA MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO ARAGUAIA

Aconteceu no último sábado (28/05) na (UFMT) Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia, a exposição do MuHNA (Museu de História Natural do Araguaia). Entre os visitantes da comunidade local, o museu contou com a visita do grupo de Escoteiro Garças.


Matéria por: Mylena Caitano e Rabeche Alves


Foto: Mylena Caitano

Esqueleto do Inea araguaiaensis popularmente conhecido como boto-do-araguaia.


Também aberto à comunidade externa, no último sábado (28/05), o MuHNA recebeu visitantes de todas as idades, inclusive a escola de escoteiros “Grupo Escoteiro Garças”. Em entrevista ao Botoblog, a monitora do grupo, Gabriela Oliveira, destaca o interesse dos escoteiros mirins em conhecer a fauna e flora da região, o que se relaciona muito bem com o trabalho desenvolvido pela escola de escoteiros. “É muito importante as crianças conhecerem a história natural. Eles querem conhecer, fazem perguntas. Eles realmente têm esse senso de conhecimento e é o que nós trabalhamos no movimento escoteiro”.


Foto: Rabeche Alves

Monitoria dos Escoteiros Garças: Gabriela Oliveira em entrevista à repórter Mylena Caitano


Durante o evento, foi possível apreciar a exposição do acervo de geologia e paleontologia com diversos fósseis e rochas. No museu, também é possível ver animais taxidermizados e esqueletos.

Ao longo da tour, os escoteiros tiveram a oportunidade de ver a exposição de fotografias que fizeram parte da mostra Poder e Ver, além de apreciar, ao final do passeio, uma sessão de filmes com animações temáticas, como o filme Meus Amigos Dinossauros (2012).


Isabelle Batista, mãe de um dos escoteiros mirins, falou um pouco sobre a importância do museu na formação de conhecimento das crianças e como é importante conhecer um pouco mais sobre a história biodiversa da nossa região “Uma excelente oportunidade para incentivar as crianças a conhecer e nós também conhecermos mais a fundo a história local, os animais, a fauna local. É muito conhecimento que você adquire visitando isso aqui”.


Foto: Rabeche Alves

Família Pacheco


Altieres Pacheco, que veio com toda a família, ressalta a importância de um local como o museu para o lazer e formação de conhecimento dos filhos “É mais uma opção para trazer os nossos filhos. Ficam tanto em casa e muito acesso à internet. Na cidade, é meio complicado nós colocarmos os nossos filhos para ter um contato mais próximo da natureza, pode ser, inclusive, perigoso”, ressalta o pai.


Foto: Rabeche Alves

Visitante Maria Júlia


Maria Júlia, de 9 anos, contou que ouviu falar sobre o museu através dos colegas da escola e com a família veio conhecer os diferentes tipos de animais e as histórias por trás de cada uma deles. A garota ainda ressalta a importância do aprendizado para construir novas perspectivas futuras, “É um lugar bem diferente para novos conhecimentos e novas mentes revolucionárias”.


A diretora do MuHNA, Prof.ª. Drª. Márcia Pacotto destaca a importância do museu para o aprendizado e conhecimento acadêmico com impacto na comunidade interna e externa da região, destaca também a missão do projeto “O MuHNA, tem como missão divulgar o conhecimento científico em história natural para a população da região do Araguaia de forma inclusiva e interativa. É um espaço complementar para estudantes e professores principalmente da educação básica virem ter acesso a esse conhecimento”. Atualmente, o museu tem um acervo com diversas peças doadas por parceiros e instituições. Recentemente, o museu recebeu a doação do grupo de estudos de mamíferos marinhos da Fiocruz do Rio de Janeiro.


Foto: Rabeche Alves

Prof.ª. Drª. Márcia Pacotto


A diretora ressalta ainda a importância do voluntariado na manutenção e preservação do museu. “Precisamos de alunos voluntários, seja de qualquer curso da universidade, para manter, preservar e cuidar desta patrimônio que é de todos nós”, explica Márcia. Para saber mais sobre o projeto ou em agendar uma visita ao museu, é possível entrar na página do MuHNA http://muhna.cua.ufmt.br/ e se cadastrar ou conferir as novidades do museu pelo perfil do Instagram @muhna.ufmt


O MuHNA está localizado dentro da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia, na cidade de Barra do Garças com funcionamento todas as terças-feiras, no período da manhã, das 7h30mim às 11h30min, no período da tarde das 14h30 às 16h30min e nas quintas-feiras das 7h30min às 11h30min.


Foto: Mylena Caitano

Foto: Rabeche Alves

Foto: Raimundo Barbosa

Foto: Mylena Caitano

Foto: Ivonete Passos


Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page